17 de abr. de 2009

I Encontro de Professores de Educação Física da Rede Pública Estadual de Ensino

Prezados(as) Senhores(as)
Professores de Educação Física da USE IV

A USE IV informa que o Encontro de Educadores da Educação Infantil e Séries Iniciais 1ª a 4ª séries, foi alterado para os dias 22 e 23/04/09 , no horário de 8h às 12h. no Auditório do NEL, os demais permanecerão na mesma data.

Obs.:
Dia 22/04 às 16h - Reunião com os Professores que tem TD de Futsal
Dia 23/04 às 17:30 - Reunião com os Professores que tem TD das outras modalidades, com exeção de Floclore e Dança.


Atenciosamente,
Maria José Martins
Coordenação Técnico Pedagógica do Núcleo de Esporte e Lazer - NEL
Fone: 3201- 5912

16 de abr. de 2009

FELIZ ANIVERSÁRIO

A USE IV DESEJA MUITA FELICIDADE PARA O NOSSO AMIGO QUE SEMPRE DA UM JEITO NOS NOSSOS COMPUTADORES.

FELIZ ANIVERSÁRIO ANDERSON

USE IV...

DIARINHO PREMIOU ALUNA DA ESCOLA PROFª CELINA ANGLADA

A Escola de Ensino Fundamental Profª Celina Anglada parabeniza a aluna Maria de Nazaré Oliveira Marciel Marques, 11 (onze) anos, 2ª série e a Profª Helena Tavares, pela premiação no concurso "Promoção de Páscoa" provido pelo Diarinho, suplemento infantil do Diário do Pará, realizado no dia 12/04/09. A nossa aluna, foi a vencedora com o melhor e mais criativo desenho so- bre o simbolismo da Páscoa para os cristãos, considerando que o mais importante do Domingo de Páscoa é a celebração da Ressurreição de Cristo. A aluna Maria de Nazaré , além de se deliciar com o Buffet de doces e chocolates, participou do pega-pega de ovos escondidos e do Festival de Peixes da Semana Santa no Parque dos Igarapés, com direito a dois acompanhantes: a sua Mãe, Srª. Maria do Carmo Oliveira Marques e a Profª. Helena Tavares, que já promovera em sala de aula a elaboração de vários trabalhos referentes ao tema o que despertou nos alunos a motivação para participar do concurso.

13 de abr. de 2009

VIVICITTÁ 2009 - CAMINHADA PELO MEIO AMBIENTE

Caminhada celebra o meio ambiente e os direitos dos Povos indígenas

No dia 19 de abril, em comemoração ao dia do Índio, a UISP – União Italiana Esporte Para Todos, promoverá o VIVICITTÁ 2009 (Viver a Cidade), uma caminhada, que será realizada pela primeira vez no Brasil e terá Belém como sede. A temática do evento é o “Meio Ambiente”, com o subtema “A Defesa dos Povos Indígenas”, valorizando as culturas indígenas e suas relações com a natureza de forma integral.
O evento é realizado em todo o mundo, no mesmo dia. E na capital paraense marca a abertura da III Semana dos Povos Indígenas. A ação conta com a parceria do Governo do Estado do Pará, através da SEEL, SEMA, SEJUDH, Fundação Curro Velho, Seduc, CISS/Projeto Xundaraua, IAGUA, UFPA – Lacor e Sesc.
O nome VIVICITTÁ corresponde à necessidade presente no ser humano em ter cidades construídas visando o bem estar de todos. Da nossa necessidade de viver bem, em equilíbrio com o meio ambiente, de ter respeito por todos os seres vivos e de saber conviver com as diversidades existentes entre os povos.
Em Belém, o VIVICITTÁ tem como objetivo principal envolver os povos indígenas, crianças, juventude, idosos, pessoas com necessidades especiais, escolas da rede pública, centros comunitários entre outros, através desta caminhada que vai percorrer cerca de 4 km, ao longo da avenida João Paulo II.
O tema do VIVICITTÁ 2009 tem a perspectiva de recuperar as contribuições das nações indígenas à formação do povo brasileiro. A caminhada será animada por um trio elétrico. O percurso irá terminar no Parque Estadual do Utinga, uma unidade de conservação de proteção integral da natureza, com 1.800 hectares de biodiversidade, relacionada ao abastecimento de água de boa parte da população da Região Metropolitana. Ainda haverá discursos dos realizadores, música, carimbó, danças tradicionais, capoeira, teatro com Cia. Palhaços Trovadores e atividades lúdicas. Escolas com o maior número de alunos inscritos e os demais “atletas” participarão de sorteios de prêmios.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da Fundação Curro Velho (Rrua Prof. Nelson Ribeiro, 287, Telégrafo) e na Casa da Linguagem, na Avenida Nazaré, 31, bairro de Nazaré. Os participantes inscritos terão direito a receber uma camisa da 26ª edição do VIVICITTÁ, no dia do evento.
Serviço:VIVICITTÁ 2009
DIA: 19 de abril de 2009
HORA: 8h
LARGADA: Av. João Paulo II (antiga 1º de Dezembro), esquina com a Av.Ceará.
CHEGADA: Av. João Paulo II, no portão do Parque Ambiental Estadual do Utinga. INFORMAÇÕES: 8894-5666 (Rose) / 8115-3179 (Fátima) / rosemarydeoliveira@hotmail.com

Formação dos Profissionais da Sala de Informática

Ocorrerá nesta terça-feira, dia 14/04/2009, no horário compreendido entre 8h e 12h, no ASIPAG, a Formação dos Profissionais da Sala de Informática. Na qual a USE IV conta com participação dos representandes das escolas envolvidas.

X PRÊMIO ARTE NA ESCOLA CIDADÃ


Informamos que já estão abertas as incrições para o X PRÊMIO ARTE NA ESCOLA CIDADÃ. As inscrições poderão ser efetuadas no link abaixo.
http://www.artenaescola.org.br/premio/ficha.php?mn=fic

Projetos de Física

Alunos da Universidade Federal do Pará estarão realizando a apresentação de 3 projetos educacioais de Física nas escolas da USE IV, com o objetivo de levar a pratica mais perto do alunos.


Laboratório de demonstrações (LABDEMON)


O Laboratório de Demonstrações tem entre seus objetivos ser um primeiro passo para a implementação de um Centro Interativo de Ciências na cidade de Belém. O Laboratório de Demonstrações pretende contribuir para a melhor formação: De alunos do ensino fundamental e médio, despertando o interesse pela Física e Matemática e, em geral, pelas ciências, de uma maneira criativa e estimulante, promovendo a melhoria da formação dos alunos que ingressarão nos cursos de graduação das universidades paraenses, e futuros profissionais de nossa região; De professores do ensino médio e fundamental que poderão adquirir junto ao Laboratório de Demonstrações a capacidade de tornar suas aulas muito mais interessantes, com a utilização de experimentos de baixo custo, através dos quais os alunos poderão assimilar os conceitos estudados e sua aplicação no mundo que os cerca de maneira prática e envolvente; Da população de um modo geral , que terá seu interesse despertado para a Ciência e Tecnologia, apresentadas seguindo uma abordagem lúdica e interativa. O Laboratório de Demonstrações realiza oficinas para professores da capital e do interior do estado do Pará, ensinando-os a construir seus próprios experimentos com material de baixo custo, a fim de facilitar o ensino-aprendizagem nas diversas áreas da Física, para tornar as aulas mais interessantes e estimulantes. Nucleo de astronomia (NASTRO) O NASTRO prepara estudantes dos níveis fundamental e médio das escolas do Pará para sua participação nas Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA ( http://www.oba.org.br/ ). A OBA consiste em um evento periódico organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira - SAB ( http://www.sab-astro.org.br/ ) e pela Agência Espacial Brasileira - AEB ( http://www.aeb.gov.br/ ). Os alunos são agrupados em quatro níveis, a saber: Nível 1: 1ª e 2ª séries do ensino fundamental. Nível 2: 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. Nível 3: 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental. Nível 4: 1°, 2° e 3° anos do ensino médio. As aulas de todos os níveis ocorrem aos sábados pela manhã no Campus Básico da Universidade Federal do Pará. O Nastro desenvolve uma metodologia aplicada que se caracteriza de maneira prática e objetiva através de seminários, mini-cursos, atividades observacionais, aulas práticas e teóricas acompanhadas de material didático, experimentos, e desenvolvimento de atividades lúdicas, no desempenho da docência por meio da equipe. Além de acompanhamento através de observações intinerantes dos eventos astronômicos na prática observacional investigativa.

Fisica e tecnologia para a escola
O projeto de extensão Física e Tecnologia para a Escola tem por objetivo apresentar aos alunos das escolas de Ensino Médio as principais descobertas ocorridas na Física no século XX e XXI, e os desenvolvimentos tecnológicos deles decorridos através de palestras realizadas por professores do Departamento de Física da UFPA. As palestras são realizadas nas escolas e também em cursos comunitários, assim como nas dependências da própria Universidade Federal do Pará. Desta forma um expressivo público, entre alunos, professores e diretoria das escolas, é atingido, promovendo uma importante mudança de rotina nas escolas. Além disso, proporciona-se aos alunos que vêm às dependências da UFPA, para assistirem aos seminários, o conhecimento e a participação no ambiente universitário.

Museu Interativo da Física (MIF)

O Museu da Física tem como meta funcionar como um suporte de educação científica e tecnológica informal, difundindo cultura e conhecimento científico, especificamente na área de física. O enfoque adotado terá caráter multidisciplinar, com o intuito de situar o aluno dentro de um conceito global. Nossa proposta inclui explorar, através de equipamentos interativos e demonstrações, temas e conceitos ligados à Física, abordando também suas relações com outras áreas do conhecimento científico, bem como temas relacionados à evolução do pensamento científico e filosófico, voltados para os níveis de ensino fundamental, médio e superior. Pretende-se que o Museu da Física possa contar com um bom número de visitantes, abrangendo professores, estudantes e o público em geral, que poderão assistir seminários e palestras com temas relacionados com a física, proferidos pelos professores envolvidos neste projeto, bem como outros professores convidados.

Todas as informações contidas neste texto, podem ser acessadas no link abaixo.

6 de abr. de 2009

FORMAÇÃO DE PREGOEIRO

Prezados ADC´s,

Informamos a vossa senhoria as informações seguintes para subsidiar a divulgação nos seus respectivos órgãos.

CURSO: FORMAÇÃO DE PREGOEIRO: ENFASE NO PREGÃO ELETRÔNICO

PERÍODO: 13 A 17.04.2009

HORÁRIO: 14H ÀS 18H

NOME DO PROFESSOR (A): JAMYLLE HANNA MANSUR (Bacharel em Psicologia - UNAMA; Graduanda do Curso de Direito - UNAMA).

CONTEÚDO DO CURSO:

1) Noções sobre o que é Licitação - Introdução.
2) Considerações sobre Pregão.
3) Princípios.
4) Implantação do pregão eletrônico nos órgãos estaduais.
5) Fase Interna do Pregão.
6) Fase Externa do Pregão.
7) Recusos.
8) Adjudicação e Homologação.
9) O Pregão e as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
10) Manuseando o Comprasnet.
11) Legislação vigente no Estado do Pará.
12) Atividades em sala.

Atenciosamente,Anna Lúcia Câmara
Gerente / Qualificação

Oficina de Elaboração de Projetos Científicos

DIRETORES - ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO

A Coordenação do Ensino Médio - COEM, solicita em regime de urgência a inscrição de técnicos e professores do ensino médio para participarem das Oficinas de Elaboração de Projetos Científicos que acontecerão nos dias 13, 14, 15 e 17 de abril. Pedimos que atentem para o dia de participação da USE na ação, portanto que providenciem as inscrições de técnicos e professores que vão participar das oficinas em tempo hábil e se possível com antecedência em virtude do feriado da semana santa.
Neste sentido pedimos o preenchimento e envio das inscrições destes técnicos e professores da USE, sempre observando a proporção de 1 (um) técnico e 2 (dois) professores por escola da USE, a este email com diligência.

Link para download do oficio, quadro de vagas e ficha para inscrição.
http://arquivos.ximagem.net/396OEP.doc

Atenciosamente,

Reginaldo Paiva, Técnico em Gestão Pública COEM/DEMP/SAEN

Projeto integra aluno e imprensa na escola

O município de Bragança, por meio da 1ª Unidade Regional de Ensino (1ª-Ure) saiu na frente com o Projeto Aluno Repórter – A imprensa na escola. Idealizado pelos professores Roberto Amorim e Aylton Rocha, professores da rede pública de ensino do município. Ano passado o projeto contou com a parceria da Fundação Educadora de Comunicação - uma das rádios mais antigas de Bragança. O projeto interdisciplinar foi tão eficiente que um ano depois a URE o estendeu para contemplar alunos de todas as escolas que a compõe.O lançamento acontecerá na escola estadual Bolívar Bordallo da Silva, a partir das 19 horas desta sexta-feira, 3, e contará com a presença de vários profissionais de comunicação da região do salgado. Serão envolvidos cerca de 50 alunos oriundos das escolas estaduais dos municípios de Augusto Corrêa, Tracuateua, Cachoeira do Piriá e Viseu. Os alunos selecionados são aqueles que se destacam no rendimento escolar.Após o lançamento do Projeto, os futuros comunicadores participarão de oficinas de capacitação radiofônica no período de 04 a 12 de abril. O principal objetivo é contribuir para a construção do conhecimento e a formação integral do futuro cidadão a partir de habilidades e competências desenvolvidas no sistema de radiodifusão.Contatos:Escola Bolívar Bordallo – Trav. João Paulo Ribeiro S NCep: 68600: Telefone: 091-34251516Professores: Roberto Amorim e Aylton RochaFones: 3425-1974/1295/9961-3291/ 91184822Cora Coralina (Jornalista da Seduc): 81471098/81979274Texto: Cora CoralinaAscom/Seduc

Asseduc promove eleições para diretoria

A Associação dos Servidores da Seduc (Asseduc) promove nesta quinta-feira (2) eleições para nova diretoria que atuará no biênio 2009/2011. A votação pode ser realizada de 8h às 17h.Confira os locais de votação:Seduc/sedeEscola Estadual Avertano Rocha - IcoaraciEscola Estadual Luiz Nunes Direito – Cidade Nova IVEscola Estadual Fernando Ferrari-MaritubaEscola Estadual Maria Luiza da Costa Rego – BenguíEscola Estadual Almirante Tamandaré – Nova MarambaiaEscola Estadual Lauro Sodré – MarcoEscola Estadual Visconde de Souza Franco - MarcoEscola Estadual Brigadeiro Fontenelle – Terra FirmeEscola Estadual Santa Maria de Belém – Batista CamposEscola Estadual Orlando Bitar – NazaréEscola Estadual Graziela Moura Ribeiro – SacramentaEscola Estadual Augusto Meira – São Brás

X CONCERTO DE MÚSICA SACRA

CORO CARLOS GOMES
apresenta
X CONCERTO DE MÚSICA SACRA

Igreja de Santo Alexandre, dia 08 de abril de 2009, às 20h com entrada franca.

No repertório, estarão músicas inéditas do repertório do Coro Carlos Gomes, além daquelas que fizerem parte do sucesso das 9 edições anteriores do Concerto de Música Sacra como Bach, Fauré, Mozart, Villa-Lobos, Shoubert, Lotti, etc.

O Coro Carlos Gomes foi formado em 1995 pela maestrina cubana Maria Antonia Jimenes e é composto por alunos e professores do Conservatorio Carlos Gomes, e até hoje participa dos mais importantes eventos musicais da cidade, do Brasil e do Mundo. Vale lembrar que em 2008 ganhou medalha de ouro e de prata nas categorias competidas nas Olimpiadas Mundias de Coros em Graz na Austria (mais de 400 coros de 92 países participantes). Além disso, em sua primeira participação em concursos internacionais, em Camerino, Itália, em 2002, ganhou medalha de ouro. Recebeu, ainda, medalha de bronze no festival de musica sacra em Preveza na Grécia em 2006.
Está em processo de gravação do seu terceiro cd contendo músicas dos varios períodos da musica internacional e brasileira!

Compareçam, prestigiem um dos melhores coros do mundo!

3 de abr. de 2009

Xadrez na Escola

Neste Sábado, dia 04/04/2009, às 22h30min, na Sport TV (canal fechado), será apresentada um reportagem sobre a nova ferramenta educacional utilizada pela Escola Frei Daniel, o Xadrez.

Implantado inicialmente para preencher os horários vagos dos alunos e aumentar o poder de concentração dos mesmos, hoje a atividade é dada como opcional nas aulas de Educação Física, bem como trouxe medalhas de bronze nos Jeep’s dos anos de 2007 e 2008. Mostrando ser mais um meio para o desenvolvimento do aluno.