29 de jul. de 2009

Volta as Aulas

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai manter a volta às aulas no dia 03 de agosto, conforme calendário do semestre letivo em to já fixado para toda a rede pública de ensino. A garantia do retorno foi assegurada após reunião nesta terça-feira, 28, com o coordenador de Vigilância à Saúde, em exercício, da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Amiraldo Pinheiro, que esteve acompanhado da diretora da Divisão de Vigilância à Saúde, Ana Lúcia Ferreira e da coordenadora de matrícula da Seduc, Suely Domont. A Sespa irá elaborar material impresso com orientações à comunidade escolar sobre como proceder para se prevenir e combater a gripe.
A reunião tratou sobre os riscos de transmissão da Gripe A na volta das férias escolares. O adiamento da volta às aulas no Pará, por conta do avanço da Gripe A, não é recomendado, uma vez que a realidade epidemiológica e climática não sugere tal atitude, observou Amiraldo Pinheiro.

27 de jul. de 2009

II CONCURSO DE REDAÇÃO DO SENADO FEDERAL ( Escolas de Ens. Médio)

Olá pessoal das escolas de Ensino Médio da Use IV!!!!!!

Incentivem seus alunos a participarem do II Concurso de Redação do Senado Federal.

Veja o regulamento no link abaixo:




22 de jul. de 2009

PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR

O Governo do Estado do Pará por intermédio da Fundação de Amparo a
Pesquisa do Estado do Pará – FAPESPA e da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência
e Tecnologia – SEDECT, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico – CNPq e a Secretaria de Estado de Educação – SEDUC,
tornam público e convocam pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa ou
pesquisadores de instituições de pesquisa sediadas no Estado do Pará, interessados a
apresentarem propostas, nos termos estabelecidos no presente edital, para obtenção
de apoio financeiro através de concessão de Bolsas de Iniciação Científica Júnior.
Através deste edital cria-se a possibilidade de apoiar e incentivar a iniciação cientifica
de estudantes de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, e do ensino médio, regular
e/ou profissional, todos da Rede Pública de Ensino do Estado do Pará.

TENHA ACESSO AO EDITAL COMPLETO CLICANDO AQUI

21 de jul. de 2009

Blog's Educativos


No último dia 18/07/09 o jornal O LIBERAL publicou em seu caderno Atualidades, uma matéria sobre os trabalhos desenvolvidos pela Coordenação de Tecnologia Aplicada a Educação (CTAE) com a disseminação e/ou utilização do blog como ferramenta pegagógica.

Alguns trechos:
“De diário virtual em que constavam trivialidades do dia-a-dia à ferramenta pedagógica. É assim que o blog, uma página pessoal na internet, tem sido encarado por pedagogos e técnicos em educação”

“Nos blogs escolares é possível encontrar desde homenagens aos funcionários que fazem aniversário até a agenda de eventos da escola. há também resultados de gincanas, exposições de trabalhos feitos pelos alunos e sugestões de sites a serem visitados.”

Veja a matéria completa aqui

Pará Rádio

A Pará Rádio é um Programa do Governo Popular, executado pela Secretaria de Estado de Comunicação. O programa é uma janela de conteúdos de informações radiofônicas produzidas sobre as ações do governo e sobre temas políticos, sócio-culturais, econômicos, lúdicos e musicais do Estado do Pará.

Os conteúdos são veiculados em três plataformas, que cobrem todo Estado:
A Rádioweb em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) e Prodepa (http://200.164.110.171/sedect_radio_popular) com conteúdos pra leitura e áudio.

A rádio in door, que funciona via os sistemas de sonorização internos de órgãos públicos, e oferece ao servidor público uma opção de ofertas de serviços; e a mídia comercial, que agrega a cobertura jornalística de ações de políticas públicas de governo via a veiculação de spots em cadeia estadual, em todas as 12 regiões de integração do Estado.

Compreendendo o rádio como a mídia mais popular em uso na Amazônia, assim como uma convergência de mídias, formatos e linguagens e sistemas tradicionais e digitais, é que nasce a Pará Rádio, cruzando sistemas de rádioweb com produtos veiculados em sistemas tradicionais de frequência e amplitude moduladas. Nossa grade de programação prioriza o jornalismo e serviços de utilidade pública.

O projeto visa ocupar uma função de integração sócio-cultural no Estado do Pará, a partir de uma política de comunicação do Governo Popular. O foco desta comunicação é gerar conteúdo, popularizar e diversificar as formas de acesso à informação, cultura e serviços importantes à população, coordenados por diversas políticas do Governo do Estado do Pará.

15 de jul. de 2009

ProInfantil

O Pará sai na fente na qualificação dos professores que trabalham na Educação Infantil, como mais um compromisso com a construção de uma educação digna e de qualidade em todo o Estado. Dessa forma, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), e o Ministério da Educação, deu início à formação de 140 tutores, professores formadores e articuladores pedagógicos do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil) no Estado do Pará. O primeiro módulo do programa, que vai até sexta-feira (17), no salão Carajás do Hotel Hilton, tem como objetivo desenvolver as estratégias para a formação de mais 837 professores leigos inscritos no programa.

Saiba mais clicando AQUI

13 de jul. de 2009

Enem - IFPa

ATENÇÃO ALUNOS!!!
.
.
VAMOS ALUNOS DAS ESCOLAS DA USE IV!!!
FAÇAM SUAS INSCRIÇÕES NO ENEM 2009, ELE OFERECE MUITAS OPORTUNIDADES BOAS PARA O INGRESSO EM UMA UNIVERSIDADE E AGORA COM MAIS UMA NOVIDADE: O IFPA (ANTIGO CEFET) UTILIZARÁ O ENEM COMO FASE ÚNICA PARA O PROCESSO SELETIVO DESTE ANO DA INSTITUIÇÃO, OU SEJA, PARA A DESTINAÇÃO DAS VAGAS DE 2010.
.
.
Faça sua inscrição clicando AQUI

Skype

Olá amigos das escolas USE IV, venho aqui falar de uma ferramenta que poderá ajudar em muito na nossa comunicação, o "skype". É um software gratuito que, funciona perfeitamente com a conexão da internet – você pode conversar por meio de chamadas gratuitas do Skype para o Skype e nunca se preocupar com custo, tempo nem distância. Compartilhando arquivos, enviar mensagens instantâneas ou fazer chamadas com vídeo, sem pagar nada. Você também pode fazer chamadas locais, nacionais e internacionais para telefones fixos e celulares.

Faça o download do programa clicando AQUI.

O contato da USE IV é: unidadeiv

ProInfantil

Cerca de 837 professores leigos vão receber formação em nível médio, no final deste mês, para atuarem na educação infantil de 31 municípios do Estado do Pará. Durante esta semana, também acontece um curso para os tutores responsáveis pela formação desses professores nas aulas presenciais e à distância que acontecerão ao longo da formação. Trata-se do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil), que chega pela primeira vez ao Estado do Pará, numa parceria entre o Ministério da Educação, a Secretaria de Educação de Educação (Seduc) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

Como primeira ação do Proinfantil no Estado, o curso de tutores, que acontece a partir desta segunda-feira, 13, das 8h às 18 horas, no Hotel Hilton, e vai até a próxima sexta-feira, 17, vai formar 137 profissionais de nível superior, com experiência em magistério e na educação infantil, que serão responsáveis pelo acompanhamento pedagógico dos professores cursistas.

A segunda ação, que acontecerá em quatro pólos, será o primeiro módulo da formação dos professores leigos, com aulas presenciais de 20 a 29 deste mês. Outros formações estão previstas para o final de julho e início de agosto e, ainda, em janeiro de 2010. São dez dias de encontro em cada módulo.

Para mais informações CLIQUE AQUI

9 de jul. de 2009

Formação à distância OLP



A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, iniciativa da Fundação Itaú Social e Ministério da Educação, com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), está oferecendo cursos de formação a distância com os princípios metodológicos desenvolvidos pelo Programa.

São 3.000 vagas para educadores formadores designados pelas Secretarias Municipais e Estaduais de Educação das 27 unidades da federação, de modo a ampliar o alcance da formação.

Os três (3) cursos online sobre gêneros textuais e sequências didáticas - Poesia, Memórias Literárias e Artigo de Opinião - são mediados por especialistas da área de Língua Portuguesa. O participante que concluir o curso e for aprovado receberá um certificado e poderá vir a multiplicar essa formação para outros professores da respectiva rede de ensino. Cada curso tem a duração de 6 semanas e o participante deve ter disponibilidade de aproximadamente 2 horas semanais para realizar as atividades propostas.

Assim, é desejável que estes profissionais preencham os seguintes requisitos:

Ø Atue como formador de professores da Secretaria Estadual de Educação;

Ø Tenha interesse pela proposta de ensino de língua com foco em gêneros textuais e pela metodologia das seqüências didáticas;

Ø Seja graduado ou pós-graduado em Letras ou Pedagogia;

Ø Tenha acesso e familiaridade com internet e ambientes virtuais.

Para realizar a inscrição os profissionais indicados deverão acessar o link

http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf/index.php?option=com_chronocontact&chronoformname=cpf_cep_curso .

Lembramos que as vagas são limitadas e o atendimento será por ordem de inscrição!!

Para maiores Informaçõ es, mande um email para: escrevendocursos@cenpec.org.br


2 de jul. de 2009

Programa Pró-Letramento

O Programa Pró-Letramento é uma parceria do MEC com as Universidades ( UNICAMP E UFPA ) e Redes Estaduais e Municipais de Ensino, que trabalha com professores dos anos/ séries iniciiais do ensno fundamental, dentro das disciplinas Linguagem e Matemática. O MEC estará cadastrando novas turmas para Cursistas e Tutores do Programa Pró-Letramento. Desta forma, solicitamos a todos os interessados confirmar suas adesões e demandas para o ano de 2010 e 2011, assim como, comprometer-se em assegurar aos professores tutores e cursistas condições necessárias para o pleno esenvolvimento do processo de formação continuada na rede estadual de ensino.
Para tutor, é necessário uma análise de experiência, formação adequada e não estar cadastrado em outro projeto e nem ter participado do Gestar, além de ser concursado e estar atuando nas séries iniciais do ensino fundamental e ter pelo menos 1 ano de experiência no magistério.
Para cursistas, é necessário que esteja atuando nas séries iniciais do ensino fundamental, seja efetivo da rede pública de ensino e não sejam estagiários ou profissionais ligados a educação infantil, além de pelo menos, 1 ano de magistério.

As inscrições serão online e realizadas pela coordenação do Pró-letramento na Seduc, desta forma, solicitamos este levantamento o mais breve possivel para que possamos efetuar todas as inscrições sem problemas.
Para maiores informações : Seduc/ Deinf - 3201 5164 (Vânia Sarmento) ou através do e-mail: vaniaessarmento@yahoo.com.br

Inscrições Prorrogadas

Foi prorrogado o prazo para matrícula para o curso de Técnico em Secretariado Escolar Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Multimeios Didáticos. O curso é promovido pelo Instituto de Educação do Pará (IEP) da Rede de Escola Tecnológica do Pará da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Estão abertas 38 vagas para os cursos que iniciam no mês de agosto. O curso equivale ao ensino Médio e tem duração de sete semestres letivos. Podem participar estudantes com o Ensino Fundamental completo.

A matrícula pode ser feita na sede do IEP, localizada na Rua Gama Abreu, bairro da Batista Campos, de 8 às 12h, de segunda a quinta-feira.

Mais informações: 3223 2953

Prêmio Viva Leitura 2009 - Associação Vaga Lume

A Associação Vaga Lume é uma entidade civil sem fins lucrativos que desenvolve projetos de educação e cultura em parceria com Secretarias de Educação e Organizações de base comunitária. Tem por missão promover o desenvolvimento cultural e educacional de comunidades rurais da Amazônia legal brasileira que por meio de seu Boletim Mensal de Atividades, informou a Secretaria de Estado de Educação – SEDUC a realização do “ Prêmio Viva Leitura 2009”.
Esta é a quarta edição do Vivaleitura, que tem duração inicial prevista para dez anos (2006-2016) e é a maior premiação individual para o fomento à leitura no Brasil. O Prêmio tem execução e patrocínio da Fundação Santillana e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Trabalhos em prol da leitura desenvolvidos por instituições, empresas, órgãos públicos e pessoas físicas do Brasil inteiro podem ser inscritos em três categorias distintas. São elas: (1) Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; (2) Escolas públicas e privadas; e (3) Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais.
A comissão avaliadora selecionará cinco projetos de cada categoria, de acordo com critérios como originalidade, dinamismo da ação na construção da cidadania, recursos utilizados, pertinência da ação desenvolvida com a comunidade, abrangência, duração e resultados alcançados, entre outros. Em cada categoria, os vencedores receberão um prêmio de R$ 30 mil.
Para este ano, na categoria “Sociedade”, o regulamento do prêmio prevê uma menção honrosa que poderá ser concedida não apenas a projetos realizados por empresas, mas também por universidades.
As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de julho, por meio do site: www.premiovivaleitura.org.br, ou por carta registrada, com aviso de recebimento (Caixa Postal 71037-7 - CEP 03410-970 - São Paulo – SP).
Os finalistas serão anunciados em outubro e a premiação está prevista para acontecer em novembro. Maiores Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-7700987.