18 de out. de 2013

Fonemas Sonoros e Fonemas Surdos

Aos queridos professores,
 
Verifica-se que é muito comum entre as crianças que se encontram na educação básica, a troca de fonemas sonoros por fonemas surdos tanto na fala, como na escrita.
 
Os fonemas sonoros, são aqueles vozeados, produzidos com o som da voz. Estes fonemas, quando produzidos puros, ou seja, sem estarem acompanhados por vogal (pois todas as vogais são sonoras), parecem com o som de um "motor".
Já os fonemas surdos, são desvozeados, ou seja, só tem som de vento passando pela boca.
São facilmente confundidos devido a igualdade de ponto articulatório (posicionamento dos lábios, língua e palato) que apresentam, formando os chamados pares mínimos:
/b/ e /p/ (Exemplo de troca: "pompeiro" em vez de bombeiro)
/d/ e /t/ (Exemplo de troca:  "tentatura" em vez de dentadura)
/g/ e /k/ (Exemplo de troca: "caqueira" em vez de gagueira)
/v/ e /f/ (Exemplo de troca: "fai e fem" em vez de vai e vem)
/z/ e /s/ (Exemplo de troca: "assulssinho" em vez de azulzinho)
/j/ e /x/ (Exemplo de troca: "Chunior" em vez de Junior)
 
Estas dificuldades são combatidas com o uso de atividades que favoreçam o desenvolvimento da percepção auditiva e da consciência fonológica.
Para maiores informações sobre consciência fonológica indicamos que acesse o site http://www.cead.ufop.br/PNAIC/5%20PNAIC%20CEAD%20UFOP%20Consciencia%20Fonologica.pdf

É importante ressaltar que a consciência fonológica é muito importante para prevenir e tratar alterações de fala e de leitura-escrita, bem como trás muitos benefícios no processo de alfabetização e letramento. Portanto deve ser muito bem trabalhada no dia a dia da sala de aula, principalmente nos primeiros anos da educação básica.

Um abraço,
 
Emanuelle Rodrigues
Fonoaudióloga da USE04

16 de out. de 2013

15/10 - DIA DOS PROFESSORES


Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Feliz dia dos Professores! ...e ... a luta continua!
(Professora Edna Moraes - Diretora da EEEFM "Frei Daniel")

26 de set. de 2013

Dia Nacional do Combate ao Fumo na EEEFM "Frei Daniel"


As Secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa) e de Educação (Seduc) participaram nesta quinta-feira (29) do Dia Nacional de Combate ao Fumo. O público alvo foi a população estudantil, principalmente crianças e adolescentes. A programação, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frei Daniel, no bairro do Guamá, em Belém, destacou os males que são provocados pelo tabagismo, responsável por um índice elevado de câncer, principalmente de pulmão.
Esta ação é de fundamental importância, pois se pode trabalhar mais a mente de crianças e adolescentes contra os males causados pelo hábito de fumar”, afirmou Clayse Fidalgo, da Unidade Seduc na Escola. Segundo ela, há uma mobilização das lideranças comunitárias, jovens e famílias contra o hábito de fumar.
“Fazemos um trabalho preventivo, e o melhor espaço para estas atividades são as escolas”, observou ela, que ainda participou da entrega do Certificado de Multiplicadores de Combate às Drogas, entregue pela Polícia Militar, por meio do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd), a estudantes do Frei Daniel.
A coordenadora estadual de Controle do Tabagismo da Sespa, Raquel dos Anjos, lembrou que a atividade na escola segue orientação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), e mira o público jovem por meio de ações para prevenir a iniciação e experimentação do cigarro, que ocorre principalmente na faixa etária de jovens e adolescentes de 13 a 25 anos.
Raquel lembrou ainda que, apesar dos avanços já registrados no combate ao tabagismo, as indústrias continuam adotando estratégias para conquistar mais consumidores, principalmente jovens e crianças. “Apesar de não haver mais comerciais de cigarros na TV, por exemplo, ainda há muito merchandising nos filmes e novelas, que estimulam o consumo do tabaco, principalmente por estudantes”, observou.
Durante a programação na escola Frei Damião, a Sespa ofereceu aos participantes testes de dependência, medição de monóxido de carbono em fumantes, orientações sobre como deixar de fumar, encaminhamentos para tratamento, panfletagem e exposição da instalação artística “Pulmão saudável versus pulmão fumante”.

DESFILE ESCOLAR DO BAIRRO DA CREMAÇÃO

O dia 05/09/2013 ocorreu o Desfile Escolar do Bairro da Cremação. Esse desfile foi coordenado pela USE04. 


É realizado com a participação da unidades escolares sob esta jurisdição e com algumas particulares do entorno, dentre elas: EEEF “Amazonas de Figueiredo”, EEFM Antônia Paes da Silva, EEEF João Renato Franco”, EEFM “Mário Chermont”, ERC “Monsenhor Azevedo”, Centro Educacional Carequinha, Centro de Educação Profª. Irene Torres”, Escola ALOES, Núcleo de Educação Gente Miúda, EEIF Planeta Azul, Sistema de Ensino Sol, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belém, Projeto Escola da Vida-Corpo de Bombeiros.

Cerca de 3.000(três mil)alunos desfilaram.

O evento foi agraciado com os representantes da ASPOL-SEDUC, a Sra. Rosemary Nogueira e o Sr. Sebastião Guerra. Também contou com a presença do representante do Conselho tutelar I , com o Tenente Leonardo do Corpo de Bombeiros e o capitão Mariúba do 20º Batalhão da 3ª AISP e o apoio do Major Walber Queiroz da CIPOE.

O evento foi organizado pela equipe técnica da USE04, Simone Flávia Lemos e Josyelle Farias, sob a coordenação da diretora, Rosângela da Rosa Lobo, gestora da USE04.




8 de ago. de 2013

Volta às aulas

Mais um semestre começando... trazendo a oportunidade de novas aventuras e aprendizagens. A SEDUC-PA, através da USE04, deseja a todos educandos e equipes técnicas, uma feliz voltas às aulas recheadas de muita alegria.



atenciosamente,

Equipe Técnica

12 de jun. de 2013

INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA DA E.E.E.F.M " RUTH ROSITA"


   Um poeta canoeiro e um rio de emoções...foi assim a manhã de ontem na E.E.E.F.M."Ruth Rosita Gonzales"ontem,11/06/2013,aconteceu a inauguração da Biblioteca da escola supramencionada.A escola homenageou o poeta paraense Antônio Juraci Siqueira, dando o seu nome à respectiva sala.Nada mais justo já que o poeta da nossa terra, ou melhor da nossa ilha do Marajó é um dos grandes incentivadores da leitura.Juraci Siqueira esteve presente e abrilhantou o evento com sua sabedoria e humildade. A USE04, também esteve presente, representando a diretora, Rosângela da Rosa Lobo, que juntamente com a diretora Marcia Ruiz foram incansáveis por essa conquista.Parabéns ao corpo técnico e discente da escola e obrigada, professor e poeta, Juraci Siqueira, por sua presença!
Apresentação do poeta Juraci Siqueira


REFORMA DA ESCOLA "RUTH ROSITA GONZALES"

Salas de aula com novas lousas e carteiras, biblioteca, laboratório de informática, espaço multidisciplinar e ambiente mais confortável para professores e alunos. Assim é a nova escola Ruth Rosita de Nazaré Gonsalez, no bairro de Guamá, em Belém, que passou uma reforma completa nos últimos meses e foi novamente entregue à comunidade pelo governador Simão Jatene na manhã desta segunda-feira, 10.

Mais de R$ 800 mil foram aplicados pelo Governo do Estado nas obras de reforma e revitalização. “Isso tudo faz parte do que chamamos de ‘Pacto pela Educação’, que tem como um dos vetores a questão de melhorar a infraestrutura”, destacou o governador.

Acompanhado pelo vice-governador Helenilson Pontes e pelos secretários Alex Fiúza de Melo, de Promoção Social, e Licurgo Brito, em exercício na pasta de Educação, Simão Jatene percorreu todos os espaços da escola. No percurso, também acompanhado pelo deputado federal Nilson Pinto, acompanhou as homenagens preparadas por alunos e professores. Na biblioteca, por exemplo, as coordenadoras do espaço declamaram uma poesia, destacando a importância da leitura na formação das pessoas.

Com 14 salas de aula, a “Ruth Rosita” atende cerca de mil alunos, entre crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio, nos três turnos. Para a diretora da escola, Márcia Ruiz, a reforma é um grande estímulo para toda a comunidade. “Há mais de 20 anos nós aguardávamos essa reforma. Tanto o professor quanto o aluno precisam de uma escola pública de qualidade. A reforma vem nos motivar para estarmos ainda mais dentro desse espaço desenvolvendo melhor nossas atividades pedagógicas”, disse.

Jonathan Rodrigues, 18, que cursa o 3º ano do Ensino Médio, afirmou que a reforma dará mais condições de aprendizado. “Estávamos precisando, porque praticamente todos os espaços estavam em condições ruins. Estamos todos felizes e mais confiantes. Agora também basta nós, alunos, preservarmos tudo que foi feito, que as coisas só tendem a melhorar daqui pra frente”.

Ao final do evento, Simão Jatene frisou a importância da participação de todos para melhorar, acima de tudo, a questão pedagógica. “Além de ser um local para que a criança, o adolescente aprenda formalmente o conhecimento, que a escola seja um espaço para que eles que tenham uma vivência positiva. A gente quer que, cada vez mais, a escola se transforme em um espaço privilegiado de convivência da comunidade”, afirmou.

Simão Jatene observou que, atualmente, cerca de mil escolas são geridas pelo Governo do Estado. “Se você tiver que, a cada ano, gastar R$ 500 mil para arrumar cada escola, isso significa R$ 500 milhões só na parte de reconstrução. E aí, governo e sociedade não aguentam manter isso”. Para o governador, a manutenção dos espaços é fundamental. “Por isso que é importante que todos compreendam que a escola não é do governo, e sim da própria sociedade. Se alguém vê algo sendo destruído tem sim que intervir para que possamos ter uma escola sempre limpa, onde as pessoas sintam prazer de ir”, concluiu.

Nós últimos dois anos, o Governo do Estado entregou 154 escolas reformadas. Mais de 100 obras estão em andamento, informou Licurgo Brito. “Nós temos uma programação de obras com permanente recuperação das escolas. Então é um trabalho que não termina nunca. Estamos agora acelerando porque há muitas que estão precisando. Temos a previsão de entregarmos outras 130 escolas reformadas até o final do ano”, destacou.


Texto: Amanda Engelke - Secom
Fotos: Advaldo Nobre - Seduc

http://www.seduc.pa.gov.br/portal/index.php?action=Destaque.show&iddestaque=1921&idareainteresse=1

ATUALIZAÇÃO DO BLOG

  Primeiramente, gostaria de desejar um bom dia a todos os servidores da USE04, e nisso se inclui todos os colegas que trabalham nas unidades escolares que estão sob a jurisdição desta USE. Como vocês podem perceber, o nosso blog sofreu modificações (espero que gostem) e com isso sua atualização. Sei que muitas coisas nesse período aconteceram que não foram registradas... mas aqui segue o compromisso de registrar as presentes e futuras ações. É claro que para isso contamos com a colaboração de todos para o envio das atividades que merecem destaques. Um forte abraço e um 2013 repleto de atividades por uma educação de qualidade. 
Afinal: "Construir o futuro. Uma tarefa de todos." Esse é o Pacto pela Educação do Pará.



Com carinho,


Clayse Fidalgo

18 de fev. de 2013

PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ


Gestores da Seduc participam de apresentação do Pacto pela Educação 

Mais um passo para a melhoria da qualidade da educação foi dado na manhã desta quarta feira, 30, com a apresentação aos gestores das Unidades “Seduc na Escola” (USE's) e das Unidades Regionais de Educação (URE's) do Pacto pela Educação do Pará pelo secretário de estado de educação, professor Cláudio Ribeiro, e a diretora do Instituto Synergos no Brasil, Wanda Engel.

O Pacto é um esforço integrado de diferentes setores e níveis de governo, da sociedade civil (fundações/ONG's e demais organizações sociais), da iniciativa privada e de organismos internacionais (BID), liderado pelo Governo do Estado do Pará, em torno do objetivo de promover a melhoria da qualidade da Educação no Estado do Pará.

Abrindo a apresentação, o secretário falou da importância de pactuar com a sociedade as melhorias na área da educação. “A sociedade precisa se apropriar do equipamento social que é a escola, porque as mudanças na educação são de médio e longo prazo, portanto, as políticas públicas voltadas para a melhoria dos índices educacionais precisam ser de estado e não de governos, daí a importância do engajamento social na elaboração das mesmas”, destacou o secretário pedindo engajamento, dedicação e participação de todos os profissionais da área da educação.

A diretora do Instituto Synergos disse que a educação é a base para o pleno desenvolvimento de uma sociedade. “Então o Pacto visa promover uma junção de esforços para promover o apoio que os educadores necessitam para que desempenhem o seu papel da melhor maneira possível e que a educação do Pará seja referência nacional na transformação da qualidade da educação básica pública”, ressaltou Wanda, enquanto apresentava as ações do Pacto aos gestores.

Para a gestora da 18ª Unidade Seduc na Escola (18ª USE), Francisca Reis, o Pacto só vem contribuir para a valorização da educação em toda a sua essência. “Esta iniciativa confirma a preocupação e o compromisso da atual gestão com a educação, assim como, com a valorização de todos os envolvidos nesta área”, avaliou a gestora.

Dia D - Os gestores também participaram de uma reunião de trabalho para a elaboração do “Dia do Pacto pela Educação na Escola”, marcado para o dia 18 de maio, após o lançamento oficial do Pacto, no dia 26 de março. De acordo com Vanderson Berbat, do Synergos, o “Dia do Pacto” será uma ação de mobilização da comunidade escolar e do entorno. “Promoveremos uma competição solidária de mobilização com o objetivo de envolver toda a comunidade escolar na melhoria do ambiente físico e das relações humanas na escola”, explicou.

Neste dia, todas as escolas da rede estadual de ensino estarão envolvidas em uma ação, previamente planejada, de melhoria das condições sócio ambientais da escola. A competição será promovida pela Seduc, entre as escolas da Rede, por meio da postagem de um vídeo de registro do evento, de no máximo 7 minutos, no canal do You Tube do Pacto. A escola que tiver o vídeo mais curtido em cada uma das URE's e USE's será premiada.


Texto: Danielly Gomes
Fotos: Advaldo Nobre
Ascom/Seduc


http://www.seduc.pa.gov.br/portal/index.php?action=Destaque.show&iddestaque=1800&idareainteresse=1

25 de jan. de 2013

Niver da servidora Denise Frazão

Os colegas desta USE deseja a você  saude e prosperidade! FELIZ ANIVERSARIO!