26 de set. de 2013

Dia Nacional do Combate ao Fumo na EEEFM "Frei Daniel"


As Secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa) e de Educação (Seduc) participaram nesta quinta-feira (29) do Dia Nacional de Combate ao Fumo. O público alvo foi a população estudantil, principalmente crianças e adolescentes. A programação, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frei Daniel, no bairro do Guamá, em Belém, destacou os males que são provocados pelo tabagismo, responsável por um índice elevado de câncer, principalmente de pulmão.
Esta ação é de fundamental importância, pois se pode trabalhar mais a mente de crianças e adolescentes contra os males causados pelo hábito de fumar”, afirmou Clayse Fidalgo, da Unidade Seduc na Escola. Segundo ela, há uma mobilização das lideranças comunitárias, jovens e famílias contra o hábito de fumar.
“Fazemos um trabalho preventivo, e o melhor espaço para estas atividades são as escolas”, observou ela, que ainda participou da entrega do Certificado de Multiplicadores de Combate às Drogas, entregue pela Polícia Militar, por meio do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd), a estudantes do Frei Daniel.
A coordenadora estadual de Controle do Tabagismo da Sespa, Raquel dos Anjos, lembrou que a atividade na escola segue orientação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), e mira o público jovem por meio de ações para prevenir a iniciação e experimentação do cigarro, que ocorre principalmente na faixa etária de jovens e adolescentes de 13 a 25 anos.
Raquel lembrou ainda que, apesar dos avanços já registrados no combate ao tabagismo, as indústrias continuam adotando estratégias para conquistar mais consumidores, principalmente jovens e crianças. “Apesar de não haver mais comerciais de cigarros na TV, por exemplo, ainda há muito merchandising nos filmes e novelas, que estimulam o consumo do tabaco, principalmente por estudantes”, observou.
Durante a programação na escola Frei Damião, a Sespa ofereceu aos participantes testes de dependência, medição de monóxido de carbono em fumantes, orientações sobre como deixar de fumar, encaminhamentos para tratamento, panfletagem e exposição da instalação artística “Pulmão saudável versus pulmão fumante”.

DESFILE ESCOLAR DO BAIRRO DA CREMAÇÃO

O dia 05/09/2013 ocorreu o Desfile Escolar do Bairro da Cremação. Esse desfile foi coordenado pela USE04. 


É realizado com a participação da unidades escolares sob esta jurisdição e com algumas particulares do entorno, dentre elas: EEEF “Amazonas de Figueiredo”, EEFM Antônia Paes da Silva, EEEF João Renato Franco”, EEFM “Mário Chermont”, ERC “Monsenhor Azevedo”, Centro Educacional Carequinha, Centro de Educação Profª. Irene Torres”, Escola ALOES, Núcleo de Educação Gente Miúda, EEIF Planeta Azul, Sistema de Ensino Sol, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belém, Projeto Escola da Vida-Corpo de Bombeiros.

Cerca de 3.000(três mil)alunos desfilaram.

O evento foi agraciado com os representantes da ASPOL-SEDUC, a Sra. Rosemary Nogueira e o Sr. Sebastião Guerra. Também contou com a presença do representante do Conselho tutelar I , com o Tenente Leonardo do Corpo de Bombeiros e o capitão Mariúba do 20º Batalhão da 3ª AISP e o apoio do Major Walber Queiroz da CIPOE.

O evento foi organizado pela equipe técnica da USE04, Simone Flávia Lemos e Josyelle Farias, sob a coordenação da diretora, Rosângela da Rosa Lobo, gestora da USE04.