13 de abr. de 2009

Projetos de Física

Alunos da Universidade Federal do Pará estarão realizando a apresentação de 3 projetos educacioais de Física nas escolas da USE IV, com o objetivo de levar a pratica mais perto do alunos.


Laboratório de demonstrações (LABDEMON)


O Laboratório de Demonstrações tem entre seus objetivos ser um primeiro passo para a implementação de um Centro Interativo de Ciências na cidade de Belém. O Laboratório de Demonstrações pretende contribuir para a melhor formação: De alunos do ensino fundamental e médio, despertando o interesse pela Física e Matemática e, em geral, pelas ciências, de uma maneira criativa e estimulante, promovendo a melhoria da formação dos alunos que ingressarão nos cursos de graduação das universidades paraenses, e futuros profissionais de nossa região; De professores do ensino médio e fundamental que poderão adquirir junto ao Laboratório de Demonstrações a capacidade de tornar suas aulas muito mais interessantes, com a utilização de experimentos de baixo custo, através dos quais os alunos poderão assimilar os conceitos estudados e sua aplicação no mundo que os cerca de maneira prática e envolvente; Da população de um modo geral , que terá seu interesse despertado para a Ciência e Tecnologia, apresentadas seguindo uma abordagem lúdica e interativa. O Laboratório de Demonstrações realiza oficinas para professores da capital e do interior do estado do Pará, ensinando-os a construir seus próprios experimentos com material de baixo custo, a fim de facilitar o ensino-aprendizagem nas diversas áreas da Física, para tornar as aulas mais interessantes e estimulantes. Nucleo de astronomia (NASTRO) O NASTRO prepara estudantes dos níveis fundamental e médio das escolas do Pará para sua participação nas Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA ( http://www.oba.org.br/ ). A OBA consiste em um evento periódico organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira - SAB ( http://www.sab-astro.org.br/ ) e pela Agência Espacial Brasileira - AEB ( http://www.aeb.gov.br/ ). Os alunos são agrupados em quatro níveis, a saber: Nível 1: 1ª e 2ª séries do ensino fundamental. Nível 2: 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. Nível 3: 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental. Nível 4: 1°, 2° e 3° anos do ensino médio. As aulas de todos os níveis ocorrem aos sábados pela manhã no Campus Básico da Universidade Federal do Pará. O Nastro desenvolve uma metodologia aplicada que se caracteriza de maneira prática e objetiva através de seminários, mini-cursos, atividades observacionais, aulas práticas e teóricas acompanhadas de material didático, experimentos, e desenvolvimento de atividades lúdicas, no desempenho da docência por meio da equipe. Além de acompanhamento através de observações intinerantes dos eventos astronômicos na prática observacional investigativa.

Fisica e tecnologia para a escola
O projeto de extensão Física e Tecnologia para a Escola tem por objetivo apresentar aos alunos das escolas de Ensino Médio as principais descobertas ocorridas na Física no século XX e XXI, e os desenvolvimentos tecnológicos deles decorridos através de palestras realizadas por professores do Departamento de Física da UFPA. As palestras são realizadas nas escolas e também em cursos comunitários, assim como nas dependências da própria Universidade Federal do Pará. Desta forma um expressivo público, entre alunos, professores e diretoria das escolas, é atingido, promovendo uma importante mudança de rotina nas escolas. Além disso, proporciona-se aos alunos que vêm às dependências da UFPA, para assistirem aos seminários, o conhecimento e a participação no ambiente universitário.

Museu Interativo da Física (MIF)

O Museu da Física tem como meta funcionar como um suporte de educação científica e tecnológica informal, difundindo cultura e conhecimento científico, especificamente na área de física. O enfoque adotado terá caráter multidisciplinar, com o intuito de situar o aluno dentro de um conceito global. Nossa proposta inclui explorar, através de equipamentos interativos e demonstrações, temas e conceitos ligados à Física, abordando também suas relações com outras áreas do conhecimento científico, bem como temas relacionados à evolução do pensamento científico e filosófico, voltados para os níveis de ensino fundamental, médio e superior. Pretende-se que o Museu da Física possa contar com um bom número de visitantes, abrangendo professores, estudantes e o público em geral, que poderão assistir seminários e palestras com temas relacionados com a física, proferidos pelos professores envolvidos neste projeto, bem como outros professores convidados.

Todas as informações contidas neste texto, podem ser acessadas no link abaixo.

Nenhum comentário: