Google+ Followers

25/06/2009

Escolha do Livro Didatico

A USE IV informa que a escolha do Livro Didatico foi prorrogada até o dia 2 de julho.

Veja o Guia de Acesso CLIQUE AQUI

Faça sua Escolha! CLIQUE AQUI

CANCELAMENTO - Editais para a Educação Básica

A USE IV informa que a cerimonia de Publicação do Programa de Editais para a Educação Básica foi suspensa temporariamente.
O referido evento ocorreria no 29 de junho às 18h no Auditório da Escola Tecnológica Prof. Anísio Teixeira, Trav. D. Pedro, nº. 230 (entre Municipalidade e Av. Pedro Álvares Cabral).

Portal do Professor

Ontem, dia 24/06, encerrou a oficina ministrada pela Técnica da Ditec/Mec Dalvanisa Silva sobre o Portal do Professor, onde professores de Belém, Bragança, Castanhal, Abaetetuba, Benevides, Moju, etc, conheceram as ferramentas pedagógicas que o MEC disponibiliza para professores(as) e a comunidade escolar.

VEJA AQUI A APRESENTAÇÃO DO PORTAL

24/06/2009

Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

O Programa “Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro” da Fundação Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC), coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), abriu 3 mil vagas para os cursos de formação a distância destinados a técnicos em educação designados pelas Secretarias Municipais e Estaduais de Educação das 27 unidades da federação.

São três cursos online sobre gêneros textuais e seqüencias didáticas mediados por especialistas da área de Língua Portuguesa. Cada curso tem a duração de 6 semanas e o participante deve ter disponibilidade de aproximadamente 2 horas semanais para realizar as atividades propostas. Quem concluir o curso e for aprovado receberá um certificado e poderá vir a multiplicar essa formação para outros técnicos da respectiva rede de ensino.

Para participar do curso é necessário atuar como formador de professores da Secretaria Estadual de Educação, ter interesse pela proposta de ensino de língua com foco em gêneros textuais e pela metodologia das seqüências didáticas, ser graduado ou pós-graduado em Letras ou Pedagogia; e ter acesso e familiaridade com internet e ambientes virtuais.

As inscrições podem ser feitas por meio do link http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf/index.phpoption=com_chronocontact&chronoformname=cpf_cep_curso até 26 de junho.

Mais informações: escrevendocursos@cenpec.org.br

Públicação de Editais

A Secretaria de Estado de Educação – USE IV, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino, convida para o cerimonial de Publicação do Programa de Editais para a Educação Básica. A publicação dos Editais/2009 realizar-se-à em parceria com a fundação de Amparo á Pesquisa-FAPESPA.

Data: 29 de junho de 2009
Hora: 18h
Local: Auditório da Escola Tecnológica Prof. Anísio Teixeira, Trav. D. Pedro, nº. 230 (entre Municipalidade e Av. Pedro Álvares Cabral).

DIRETORA BICOLOR



A USE IV tem maior orgulho de falar da diretora da escola Alzira Teixeira, a BICOLOR Rosalina de Jesus da Silva Oliveira , que tem dedicado sua vida inteira a tarefa, como afirma no Hino da Escola, de mudar a visão de que escola para carente pode ser sem qualificação. Esta gestora é apaixonadamente Bicolor e sua paixão pelo Paysandu só é menor que o amor que ela sente pela escola.

A diretora bicolor foi vencedora por duas vezes do Prêmio de Gestão e como excelente compositora que é fez questão de registrar este momento, importante para escola, com o seguinte verso:
“Evasão para nós, é assunto liquidado, repetência 10%, ainda nos deixam assustados, mas quem sabe, com carinho no próximo período, tudo será solucionado”! (Extraído do Hino da Escola).

Como toda gestora bem sucedida, a diretora bicolor sabe muito bem utilizar as modernas e antigas tecnologias a favor do ensino e aprendizagem. A professora Rosalina tem e-mail, sabe muito bem utilizar a internet e possui um projeto de Rádio Escola que a faz se comunicar diretamente com os alunos(as) e a comunidade do entorno da escola.



Aliás, se você visitar a escola ( eu aconselho que o faça) vai sentir a alegria, o amor e a confiança daquela comunidade transmitida pelas ondas da Rádio Alzira Teixeira, com especial destaque para execução do Hino da Escola, um momento sublime, único e de liberdade para alunos(as) e professores(as).

Visite o site da escola AQUI

23/06/2009

Espaço Max MaRtins

Escritores paraenses dispõem de um novo espaço para divulgar e comercializar suas obras e movimentar a literatura regional, por meio de encontros, bate-papos, palestras e saraus. O espaço Max Martins, que também será aberto à visitação das escolas públicas e particulares, foi lançado na noite do último sábado (20), em meio a apresentações juninas, teatrais e recitais de poesias no Arraial das Letras, na Casa da Linguagem, na noite em que o poeta paraense homenageado completaria 83 anos de vida.

22/06/2009

FESTA JUNINA - ESCOLA PROF. JOÃO RENATO FRANCO



Fotos da Festa Junina da Escola P. João Renato Franco, onde alunos e funcionários brincaram neste útimo sábado, dia 20/06. A festa contou também com a apresentação de várias danças e desfile de misses caipiras, sem contar com os diversos tipos de comidas típicas.

CONCURSO DE CARTAZES - SEMANA DA PATRIA

A USE IV informa sobre o concurso de cartazes da Semana da Pátria 2009, que tem como prêmio um computador. As inscrições vão até o dia 25 deste mês. O concurso de cartazes é promovido pela Secretaria de Estado de Educação, por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL). A temática deste ano será "Para, Minha Terra, Minha Escola, Minha Paz". Poderão participar alunos matriculados na rede pública estadual, oriundos do ensino Fundamental e Médio, que deverão fazer a inscrição na própria escola. Cada aluno poderá concorrer com apenas um cartaz, que deverá conter no verso nome e telefone da escola, nome da direção da escola, município, URE ou USE a qual a escola pertence, além de nome completo do aluno, série, idade, endereço, telefones para contato e e-mail, caso tenha. A comissão organizadora informa que não permitirá colagens ou desenhos elaborados em computadores e esclarece que o desenho deverá ser feito em cartolina ou papel cartão.

Mais Informações AQUI

Veja o Edital AQUI

18/06/2009

OFICINAS PEDAGÓGICAS


Tendo sido iniciadas na segunda-feira desta semana, encerram amanha as oficinas pedagógicas sobre as três áreas de conhecimento na perspectiva do ensino médio integrado, onde cerca de 400 professores e técnicos de escolas da Rede Pública Estadual de Ensino participam do Programa, promovido no Seminário Pio X, localizado na BR 316, em Ananindeua. Foram formadas quatro turmas para discutir Linguagem, códigos e suas tecnologias; Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias e Desenvolvimento Curricular do ensino médio integrado; e Desenvolvimento Curricular do ensino Médio Integrado, totalizando carga horária de 24 horas.
A USE IV contou com a participação de 8 servidores das escolas Edgar Pinheiro Porto, Ruth Rosita, Amilcar Alves Tupiassú e Técnicos da USE.

ENEM 2009

O Exame Nacional do Ensino Médio está diferente. Agora, ele servirá como processo seletivo para ingresso nas universidades e nos institutos federais. A prova está mais abrangente, com questões mais próximas da realidade dos estudantes. O novo exame também ajudará a melhorar a qualidade do ensino médio. As inscrições para a prova deste ano, que será realizada em outubro, estão abertas até 17 de julho.


CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

17/06/2009

2º Concurso de Blogs Educativos do NTE-Belém

A USE IV convida a todas as suas 19 escolas a participarem do 2º Concurso de Blogs Educativos do NTE-Belém. Neste ano o concurso de Blogs vem com uma nova modalidade: o Blog do Professor. Assim, convidamos todas as escolas da rede publica estadual (RPE) da Grande Belém com Sala de Informática, e todos os professores blogueiros da RPE, para participarem.

Veja o regulamento e mais informações no Blog do concurso (CLIQUE AQUI).
.
PARTICIPEM!!!!!!!!!!

16/06/2009

V FESTIVAL DE MÚSICA COEP E AS ESCOLAS

A USE IV em conjunto com o Coep/PA – Comitê de Entidades no Combate a Fome e pela Vida, divulga as escolas o V Festival de Música COEP e as escolas, que visa mobilizar jovens a participarem da implantação dos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, tendo como base a demanda proveniente das escolas públicas municipais estaduais entre alunos das séries de 5º a 9º series do ensino fundamental.

O Festival será realizado no dia 22 de setembro/09 no Teatro Estação Gasômetro. Localizado na Av. Magalhães Barata, nº. 830 (antiga casa do Governador – São Brás), inicio às 8:30h. Cada escola poderá inscrever uma música que desenvolva um ou mais temas dos Oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio. A música e a letra deverão ser inéditas e de autoria dos alunos da própria escola.

Abaixo está o link da Ficha de Inscrição que depois de devidamente preenchida deverá ser devolvida com a respectiva letra e nome dos autores. A correspondência poderá ser enviada em nome da ELETRONORTE, cito a Av. Perimetral Norte 3300, CEP 66077-830, Terra Firme ou enviada por e-mail para virginiabarros@eln.gov.br ou fax: 3210-8316.


Mais informações: 3210-8237

FICHA DE INSCRIÇÃO

15/06/2009

FIM DA GREVE

Após 25 dias de paralização, as aulas reiniciam nesta terça-feira, 16, normalizando atividades em cerca de 10% das escolas que ainda permaneciam paradas. A Seduc reafirmou o compromisso assumido em trabalhar pela garantia do ano letivo aos alunos da Rede. Durante a reunião, foi formada uma comissão de representantes da Seduc e do Sintepp para que seja construído um calendário de reposição de aulas. A secretária informou que não haverá desconto dos dias parados, porém os professores devem garantir o cumprimento do calendário e reposição efetiva das aulas.

A Seduc propõe calendários diferenciados de acordo com a realidade de cada escola. “Inclusive está propondo a utilização dos sábados exatamente para garantir que os alunos que estão na conclusão do ensino médio tenham garantido os seus dias letivos antes dos processos seletivos”, informou a secretária. Com o fim da greve, as discussões referentes a Municipalização do Ensino e ao Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) serão retomadas, juntamente com a Mesa Permanente de Negociação.

01/06/2009

Oficina de Iniciação em Linux Ubuntu

Em virtude da entrega de novos computadores para as 19 escolas que integram a USE IV, a mesma em parceria com o NTE II, promove durante esta primeira semana de junho, a Oficina de Linux Ubuntu, onde representantes das escolas que integram a USE 04 estão aprendendo a utilizar novas ferramentas deste sistema que ganha cada vez mais espaço no mundo da Informática.

A oficina ocorre no período de 01 a 05/06, na escola Edgar Pinheiro Porto, nos turnos da manha e tarde.

Eleições para Diretores

Nesta segunda-feira (01/06), na ASIPAG, a USE IV em parceria com um tecnico do TRE, apresentaram para as comissões eleitorais as urnas eletrônicas para as eleições de diretores das escolas que a compõem.