25 de ago. de 2010

Lançamento será no Dia Municipal do Carimbó








O Projeto Circuito Carimbó nas Escolas propõe o desenvolvimento de ações de valorização, circulação e difusão do patrimônio cultural imaterial paraense em escolas públicas da rede estadual, através de uma realização mensal de uma variada programação cultural focada no carimbó e suas tradições, com oficinas de dança, musicalização (percussão, banjo), canto para carimbó e confecção de instrumentos tradicionais (percussão e banjo), seminários, rodas de conversa, mostras da música e dança de vários grupos e comunidades do interior e da capital paraense, exposições iconográficas e de objetos, além de fomentar a criação e o fortalecimento de uma rede de grupos e projetos culturais nas próprias escolas envolvendo alunos, educadores e artistas da comunidade.

As escolas envolvidas são: EEEm Vereador Gonçalo Duarte (Jurunas), EEEFM Mário Chermont (Cremação), EEEM Edgar Pinheiro Porto (Condor), EEEFM Frei Daniel (Guamá), EEEFM Brigadeiro Fontenelle (Terra Firme).

O público a ser contemplado inclui os alunos das escolas, integrantes de grupos e projetos culturais da rede escolar estadual, educadores, grupos e mestres de carimbó, além de artístas e brincantes da cultura popular tradicional das próprias comunidades.

O projeto será lançado oficialmente amanhã, 26/08/2010, a partir das 9h da manhã, na EEEFM Frei Daniel, no bairro do Guamá, em Belém. A data escolhida tem um significado simbólico importante, por ser o dia do aniversário de nascimento do Mestre Verequete, grande ícone do carimbó, instituído oficialmente há vários anos justamente para homenagear Verequete e os grupos de carimbó.
A realização do evento é do Governo do Estado, através da Secretária de Estado de Educação (SEDUC), por meio da USE04, Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), e da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, por meio da Irmandade de Carimbó de São Benedito. Todas as atividades dos projeto serão gratuitas e abertas à comunidade escolar, garantindo-se o livre acesso do público em geral para as mostras, exposições e apresentações.

Sua presenção é fundamental!!!

Nenhum comentário: